Por: Leandro Tavares
As vendas no comércio varejista subiram 0,60% em setembro ante agosto, acima da projeção, que previa uma estabilidade, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na base anual, o dado teve alta 3,3%, também acima da previsão de analistas, que esperavam 2,50%.
Em relatório divulgado nesta quarta-feira, o IBGE afirma que o varejo brasileiro opera 4,9% acima do patamar pré-pandemia, visto em fevereiro de 2020, e 1,5% abaixo do maior nível da série histórica, registrado em outubro do mesmo ano.
Das oito atividades pesquisadas, apenas três ficaram no campo positivo no mês passado. No período, os destaques de alta foram os setores de móveis e eletrodomésticos, que subiram 2,1%, hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com alta de 1,6%, e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que tiveram elevação de 0,4%.
Do lado negativo, entre as cinco atividades, as que mais caíram foram combustíveis e lubrificantes, com baixa de 1,7%, tecidos, vestuário e calçados, com queda de 1,1%, e livros, jornais, revistas e papelaria, com queda de 1,1%.
(LT | Edição: Luciano Costa | Comentários: equipemover@tc.com.br)