Por Sheyla Santos
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou nesta segunda-feira (18) a jornalistas que o Brasil pleiteia um status privilegiado em negociações bilaterais de comércio com os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que mantém relações comerciais com a China e a União Europeia. O ministro está em Nova York acompanhando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em viagem pelo país.
Haddad disse que o Brasil pode ser uma alternativa na fabricação de produtos que os EUA não têm interesse em produzir internamente e que hoje são produzidos e exportados ao país pelo México.
O ministro disse que conversou sobre este tema hoje com John Kerry, designado pelo presidente americano Joe Biden para representar o governo em questões relacionadas ao clima e ao meio ambiente. Segundo Haddad, este também será o assunto da conversa entre Lula e o presidente dos EUA marcada para a próxima quarta-feira.
O chefe da Fazenda disse ainda que o Brasil não quer apenas ser olhado como o “guardião da floresta”. “Temos que ver as oportunidades econômicas. Se não houver democratização de oportunidades econômicas, como é que vai ficar o povo da Amazônia? Floresta em pé, mas quais oportunidades de emprego e renda?”, indagou.