Fed indicou que ciclo de aperto está perto de terminar, mas fala de Powell definirá

Veja o discurso de Powell ao vivo

Pixabay
Pixabay

Por Lucinda Pinto

O comunicado da decisão de juros do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) deu hoje a indicação de que o ciclo de aperto monetário nos Estados Unidos está perto de ser encerrado, mas que existe ainda algum ajuste residual a ser feito, afirmou o estrategista-chefe da Guide, Alex Lima, em entrevista à TC Rádio.

Essa leitura pode mudar, entretanto, durante a entrevista que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, vai conceder em instantes, alertou. Isso porque, explicou, surgirão muitas perguntas sobre a crise do sistema bancário americano, e nesse momento será possível enxergar mais claramente o nível de preocupação da autoridade monetária com a saúde dos bancos.

“Se o Powell der pistas de que o efeito da crise pode ser mais destrutivo para o Produto Interno Bruto, o mercado deve ‘vir para cima’”, afirmou Lima. “Mas, até aqui, a reação parece bem tranquila.”

Para ele, na decisão de hoje, o Fed mostrou que manteve o curso da política monetária, embora analistas estivessem bastante divididos em relação a qual seria a sua postura diante dos recentes problemas notados no sistema bancário americano, provocados em grande medida pelo juro mais alto.

“Até aqui, o sinal foi de que o Fed está confiante na recuperação do sistema bancário. Mas será muito importante ouvir as resposta que serão dadas durante a coletiva”, disse.

Veja a entrevista coletiva: