Por: Gabriel Ponte
As expectativas de inflação ao consumidor nos Estados Unidos para um ano avançaram 0,1 ponto percentual, a 3,7%, de acordo com levantamento do Federal Reserve de Nova York realizado em setembro e divulgado nesta terça-feira. A projeção representa uma aceleração frente a agosto, quando a inflação projetada para o intervalo de um ano era de 3,6%.
Os estudo apontou que as expectativas de inflação em cinco anos recuaram 0,2 ponto percentual, a 2,8%. Já para três anos, as expectativas avançaram 0,2 ponto percentual, a 3,0%.
A pesquisa mensal do Fed de Nova York tem representatividade nacional e é realizada com cerca de 1,3 mil famílias. O levantamento é considerado uma “prévia” da inflação ao consumidor nos EUA (CPI, na sigla em inglês).
A pesquisa também foi divulgada em um momento no qual a moderação da inflação auxiliou o banco central a interromper o ciclo de aperto monetário na decisão de juros de setembro. A próxima decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC) ocorrerá no dia 1 de novembro.
O levantamento também revelou uma preocupação crescente dos respondentes quanto à própria situação financeira, além de uma ansiedade com o acesso ao crédito. A possibilidade de inadimplência nos próximos três meses também aumentou em setembro, conforme a pesquisa.