Por: Leandro Tavares
O Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos aumentou a uma taxa anualizada de 4,9% no terceiro trimestre, acima da estimativa dos analistas, que esperavam uma alta de 4,3%, segundo o Departamento de Comércio nesta quinta-feira. Na comparação trimestral, houve avanço de 3,5%.
O resultado confirma a tese do Federal Reserve de resiliência da economia, já que dados recentes, como de emprego, vieram mais fortes do que o esperado. A expectativa é que a autoridade monetária mantenha a taxa de juros no intervalo entre 5,25% e 5,50% na próxima semana.
INFLAÇÃO ACELERA
No caso da inflação, o índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) subiu 2,9% no terceiro trimestre na base anual, uma aceleração em comparação ao trimestre imediatamente anterior, quando havia subido 2,5%. Esse indicador é o preferido do Fed para medir a inflação.
O núcleo do PCE, por sua vez, que desconsidera itens voláteis, como energia e alimentos, aumentou 2,4% no período, uma desaceleração em comparação ao trimestre anterior, quando registrou uma alta de 3,7%.