Por: Leandro Tavares
O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) nos Estados Unidos subiu 0,70% em agosto ante o mês anterior, acima do consenso de 0,4%, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Departamento do Trabalho dos Estados Unidos.
Na comparação anual, o PPI de agosto apresentou inflação de 1,6%, sendo que o consenso de mercado previa 1,2%.
O resultado sugere a necessidade de o Federal Reserve manter uma postura dura contra a inflação, uma vez que os dados mistos de ontem elevam a incerteza sobre o futuro da inflação.
O mercado tem precificado uma manutenção dos juros no intervalo entre 5,25% e 5,50% e ainda pondera a possibilidade de elevação em novembro.
O núcleo do PPI mensal em agosto ficou em 0,70% ante expectativa de 0,2%, enquanto o anual ficou em linha com a projeção de 2,2%.
Outro dado importante divulgado hoje foi o número de pedidos de seguro-desemprego semanal, com um total de 220 mil pedidos, enquanto o mercado projetava 225 mil pedidos.
Por volta das 9h45, os futuros dos índices nos Estados Unidos operavam em alta, com o Nasdaq 100, S&P500 e Dow Jones avançando 0,27%, 0,34% e 0,30%, respectivamente.