Por Reuters
Os Estados Unidos chegaram à fase eliminatória da Copa do Mundo feminina com um empate em 0 x 0 contra Portugal nesta terça-feira (1º), sobrevivendo a uma investida no final das estreantes no torneio para manter viva a defesa do título.
As tetracampeãs desperdiçaram várias chances de marcar, e a entrada da veterana Megan Rapinoe no segundo tempo pouco fez para mudar as coisas contra uma defesa forte de Portugal.
Elas sobreviveram a um grande susto nos acréscimos, quando Ana Capeta acertou a trave, e outra chance quando a atacante cobrou falta alguns minutos depois, mas se seguraram nos minutos finais emocionantes do confronto do Grupo E.
“Sabemos que não é bom o suficiente, não estamos felizes com nosso desempenho”, disse o técnico dos Estados Unidos, Vlatko Andonovski, após a partida. “Nós nos classificamos para a próxima fase, estamos seguindo em frente.”
Os Estados Unidos avançam para as oitavas de final em Melbourne, onde quase certamente enfrentarão a Suécia, depois de terminarem em segundo lugar no Grupo E, atrás da Holanda, que goleou o Vietnã por 7 x 0.
“É difícil ser o segundo, queríamos passar em primeiro”, disse Alex Morgan. “Esse time deu tudo, só não colocamos a bola no fundo da rede. E aí nos últimos minutos, a gente só tinha que segurar, a gente tinha que buscar o resultado e seguir em frente, agora é seguir em frente.”