Por Sheyla Santos
“Está claro que haverá ganhos de arrecadação com a reforma tributária” para o secretário André Ceciliano, responsável pelos assuntos federativos da secretaria de Relações Institucionais do Planalto, afirmou nesta terça-feira após reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
De acordo com Ceciliano, que participou de reunião do ministro com representantes da Frente Nacional de Prefeitos, a reunião foi esclarecedora e, citando Haddad, disse que, no fim das contas, os entes federativos “vão ganhar mais”.
As palavras de Ceciliano dão uma forte indicação de que haverá um aumento de arrecadação para União, Estados e municípios. A frase corrobora uma informação trazida na última semana pelo jornal Valor Econômico de que o Planalto espera ter receitas adicionais de R$100 bilhões ao ano.
“A reforma tributária já andou 90%, eu diria. Já tem apoio de todos os secretários de estados em relação à cobrança do destino e isso era um impasse grande. Em relação a PIS, Cofins e IPI também está muito claro que vai arrecadar mais”, afirmou o representante do governo.
Além dos prefeitos, Bernard Appy, secretário extraordinário da Reforma Tributária, também participou da reunião no Ministério da Fazenda.