Por Reuters
O governo federal já disponibilizou 741 milhões de reais em ações voltadas aos municípios atingidos pelos efeitos de um ciclone no Rio Grande do Sul, disse o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, neste domingo.
Os recursos estão sendo direcionados a atividades de busca e salvamento desde o início da semana e ações de recuperação de estruturas, reconstrução das cidades atingidas e ajuda humanitária às vítimas.
Alckmin participou de uma coletiva de imprensa neste domingo em Lajeado (RS), ao lado do governador gaúcho, Eduardo Leite, de dezenas de prefeitos, de empresários e com uma comitiva federal com ministros, secretários e técnicos.
A passagem de um ciclone extratropical que provocou chuvas intensas e causou alagamentos e destruições no Rio Grande do Sul deixou 43 mortos, segundo o último balanço divulgado pela Defesa Civil Estadual.
Ao todo, 88 municípios gaúchos tiveram danos provocados pela forte chuva, sendo 79 já tiveram a situação de emergência reconhecida pelo governo federal.
O número de desaparecidos no desastre permanece em 46, a maior parte no município de Muçum (30), seguido por Lajeado (8) e Arroio do Meio (8).
O último informe do Estado mostrou ainda que o número de desalojados subiu para 11.642, enquanto os desabrigados são 3.798. Desde o início dos trabalhos conjuntos com autoridades no estado, 3.130 pessoas já foram resgatadas.