Por Reuters
Hayley Raso fez dois gols no primeiro tempo na vitória da Austrália sobre o Canadá por 4 x 0 na segunda-feira (31), garantindo classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo feminina e eliminando as campeãs olímpicas do torneio. A Nigéria também avançou no grupo.
Diante de uma torcida empolgada no Melbourne Rectangular Stadium, Raso marcou aos nove minutos com um chute rasteiro de pé direito e dobrou a vantagem aos 39 em uma confusão na boca do gol.
Mary Fowler garantiu a vitória com um toque hábil aos 13 minutos do segundo tempo, antes que Steph Catley marcasse em uma cobrança de pênalti nos acréscimos, enquanto um país aliviado comemorava o avanço das coanfitriãs.
A Austrália precisava de três pontos na partida para avançar após a surpreendente derrota por 3 x 2 para a Nigéria.
“Isso significa muito para nós”, disse Raso ao Canal 7. “Estou muito orgulhosa das meninas. Ficamos contra a parede após o último jogo e sabíamos que precisávamos fazer uma grande exibição.”
“Mostramos aquela atitude de nunca desistir e demos tudo esta noite.”
O Canadá, que precisava de um empate para avançar, foi eliminado na fase de grupos pela primeira vez desde 2011 e lamentou a forma como tudo se desenrolou em Melbourne.
A goleira Kailen Sheridan mostrou a dor do Canadá ao chorar antes da cobrança de pênalti de Catley.
“O futebol pode ser cruel às vezes”, disse a técnica do Canadá, Bev Priestman, aos repórteres.
“Acho que faltou confiança ao time. Não pensei que a equipe estaria tão abalada como vimos esta noite.”
A Austrália liderou o Grupo B com seis pontos, um à frente da Nigéria, que também avançou após um empate em 0 x 0 com a Irlanda.