Por Stéfanie Rigamonti
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), disse nesta segunda-feira que o texto do novo arcabouço fiscal deve ser protocolado no Congresso nessa terça-feira pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT)
Segundo Padilha, o texto será entregue pelas próprias mãos do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), aos chefes do Legislativo, no Palácio do Planalto, onde ocorrerá amanhã reunião com os ministros e representantes dos três Poderes para discutir segurança no ambiente escolar.
Padilha também disse acreditar que, logo que chegar o texto do marco fiscal no Congresso, já deverá ser definido um relator para a matéria nesta semana. Questionado sobre a probabilidade de um parlamentar do PP, partido de Lira, assumir a relatoria do arcabouço, o ministro afirmou que não enxerga problema nisso.
“O PP tem vários quadros qualificados para essa tarefa. Hoje por exemplo o relator da Reforma Tributária na Câmara, o deputado Aguinaldo Ribeiro, é do PP e tem feito um excelente trabalho”, declarou. Segundo Padilha, a escolha de um relator do PP reforça o símbolo de que o novo marco fiscal não é um tema que divida governo e oposição.
O ministro afirmou ainda que o marco fiscal irá reforçar o entendimento do governo perante a opinião pública de que a taxa básica de juros está em trajetória de queda, fruto do trabalho da equipe econômica de aliar responsabilidade socioambiental e fiscal.