Arábia Saudita estende corte na produção de petróleo até o fim de 2023, diz agência local

Produção do país será de aproximadamente 9 milhões de barris de petróleo

Pixabay
Pixabay

Por: Artur Horta

A Arábia Saudita irá estender a redução voluntária na produção de petróleo em 1 milhão de barris por dia por mais três meses, abrangendo os meses de outubro a dezembro de 2023, de acordo com a agência de notícias do governo local, citando uma fonte do Ministério da Energia.

Isso significa que a produção da Arábia Saudita será de aproximadamente 9 milhões de barris de petróleo por dia até o final do ano.

Uma fonte do governo afirmou que essa decisão será reavaliada mensalmente, considerando a possibilidade de aprofundar o corte ou aumentar a produção, de acordo com as condições do mercado global de petróleo. A medida foi inicialmente implementada em julho e posteriormente estendida para incluir agosto e setembro.

O corte se soma à redução voluntária anunciada pela Arábia Saudita em abril de 2023, e que já havia sido estendida até o final de dezembro de 2024, no intuito de fortalecer os esforços preventivos realizados pelos países da OPEP+, que avaliam ser necessário apoiar a estabilidade e o equilíbrio dos mercados de petróleo.

Perto das 10h30, os contratos futuros de petróleo Brent para novembro subiam 1,82% em Nova York, a US$90,60 por barril.