Por Machado da Costa e Sheyla Santos
O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), apresentou nesta sexta-feira os principais pontos do novo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo e destacou a forte ênfase do projeto na geração de empregos e no estímulo à economia brasileira.
Em cerimônia realizada no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Costa enfatizou que o novo PAC tem como meta a criação de cerca de 4 milhões de postos de trabalho por meio das obras planejadas, que estão diretamente ligados às atividades do programa, representando uma oportunidade concreta para impulsionar a empregabilidade e a recuperação econômica do país.
O ministro também destacou a importância de parcerias público-privadas para o sucesso do novo PAC e mencionou a inclusão de medidas como o leilão de linhas de transmissão de energia, que visa destravar investimentos privados e impulsionar setores estratégicos da economia.
Costa ressaltou que as obras são selecionadas de acordo com o impacto econômico e que visam não somente a recuperação da infraestrutura, como também o estímulo ao crescimento sustentável do país. O ministro reafirmou o compromisso do governo de priorizar a recuperação de obras abandonadas, trazendo benefícios para a sociedade, as finanças públicas e o meio ambiente.